quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UBES comemora 65 anos com Encontro Nacional de Grêmios em Recife

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) completa 65 anos de história na luta pela melhoria na educação pública, passe livre, investimentos na educação gratuita e democratização do acesso às universidades neste ano. Os motes ideológicos são também temas do II Encontro Nacional de Grêmios.


 O evento acontece em meio às comemorações pelo aniversário entre os dias 18 e 21 de janeiro, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. A expectativa é que mais de mil estudantes participem, entre eles, Isadora Faber, de 13 anos, conhecida nacionalmente pelo blog de denúncias “Diário de Classe”. A estudante virá discutir a reformulação do ensino público no país.

A iniciativa visa ampliar o debate sobre o Projeto Político Educacional da UBES. Na programação, estão inclusas oficinas de comunicação, organização e administração de grêmios, painéis com temáticas como: “O novo ensino médio”, “Pronatec” e “Passe livre para estudantes” e ainda grupos de trabalho sobre esporte, cultura, combate ao preconceito, LGBTT, reformulação do ensino médio, entre outras que fazem parte do universo do estudante secundarista.

Na sexta-feira (18), abertura do evento, haverá um ato em defesa da Comissão Nacional da Verdade, instaurada em maio de 2012 para apurar abusos cometidos no período da Ditadura Militar no Brasil. No sábado (19), o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) vai discutir sobre o projeto de sua autoria (PLS 138/2011) que destina 50% dos recursos do Fundo Social dos Royalties do Pré-Sal para investimentos nas áreas de educação, ciência e tecnologia.

No domingo (20), será realizado um debate sobre o novo sistema de cotas e democratização do acesso às universidades públicas com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. E na segunda-feira (21), será realizado o II Encontro de Mulheres Estudantes da UBES, no Centro de Ciências da Saúde. O evento terá como tema “Mais Mulher, Mais Desenvolvimento, Mais Educação”.

Por: CUC - Coletivo UPES de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário