quarta-feira, 1 de outubro de 2014

UPES: 69 anos de luta pelos estudantes paranaenses!

Hoje a UPES, fundada em 17 de junho de 1945, completa 69 anos de história, luta e combatividade. É a entidade máxima de representação de todos (as) os (as) estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e ensino para jovens e adultos das redes pública e particular municipal, estadual e federal, um universo de mais de três milhões de estudantes em toda sua base, tornando-se, dessa maneira, a maior entidade de representação do movimento social do estado do Paraná. Irmã da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, que sempre esteve presente lutando pela juventude.

 

Durante estes quase 70 anos a história da UPES mistura-se com a história do nosso estado, essa entidade travou as principais lutas em defesa da educação, dos estudantes e do povo paranaense. Entre essas a luta pela redemocratização do Brasil, pelo fora Collor, Diretas Já, contra a venda da COPEL e tantas outras. Ocupamos as ruas por gestões mais democráticas, por um ensino com o nosso jeito. Fomos juntos ocupar a ALEP lutar pelo 'Caça Fantasmas', a luta pelo passe livre estudantil; que a mais de uma década vem sendo reivindicada por todos os estudantes, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, pela aprovação do estatuto da juventude e pela destinação de 50% do fundo social do pré sal, 100% dos royalties e 10% do PIB nacional investidos em educação pública. 

Construímos juntos com nossas Uniões Municipais as Jornadas de Luta da Juventude, que mais uma vez ocupou as ruas de todo os cantos do Paraná pautando além da melhoria de ensino, o livre acesso a cidade, a desmilitarização da polícia militar, a democratização da mídia, a liberdade de expressão, o combate a TODOS os tipos de preconceito, por mais cultura e outras varias bandeiras do movimento estudantil.

Recentemente o movimento estudantil conquistou a sua maior vitória, conseguimos enfim aprovar o Plano Nacional De Educação com muito suor, mobilização e irreverência. E a UPES em todos esses momentos se fez presente nessa conquista. E temos a convicção que a luta não parou, nesses 10 anos de vigência do PNE , a UPES tem a responsabilidade de cobrar e lutar para que essa nova política de ensino seja eficaz. 

Entretanto, entendemos que ainda há muito a se fazer, e sabemos que a juventude hoje cobra resultados melhores e mais ágeis do estado para problemas que vem de longa data , esse ano a juventude tem a missão de tirar um governo estadual que vem a mais de 4 anos atrasando a educação paranaense. Nosso papel é dizer NÃO as políticas neoliberais que o Governador Beto Richa vem implantando em nosso estado, nossos colégios continuam sucateados, a segurança publica esta um caos, nossos hospitais sem médicos e a mobilidade urbana a cada dia fica mais prejudicada. É por isso que não arredamos o pé da luta e construímos a cada novo dia uma UPES maior, com mais luta e mais próxima do povo.

Temos também a missão de reconstruir a sede da entidade, que vêem a anos sendo bombardeada pela especulação imobiliária e que recentemente foi atacada por uma ação criminosa. Foi muito triste ver nossa sede em cinzas, porém a esperança e a sede por mais conquistas não acaba, logo iremos lançar a campanha #UPESDeVoltaPraCasa para juntos reerguermos uma sede que seja um ponto de referencia da juventude paranaense !

A quem possa interessar, seguimos em Luta!

Viva União Paranaense dos Estudantes Secundaristas!

Por CUC - Coletivo UPES de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário