A cada semana, os estudantes das escolas públicas na América Latina e no Caribe são privados do equivalente a um dia de aula, segundo o relatório Grandes professores: como melhorar o aprendizado dos estudantes na América Latina e no Caribe, do Banco Mundial.
A pesquisa, que envolveu três mil escolas primárias e secundárias em sete países latino-americanos, incluindo o Brasil, descreve como a falta de professores, a sua má formação, o baixo nível de competência e de remuneração, assim como uma administração escolar deficiente, fazem com que os estudantes sejam prejudicados com menos horas de aula.
No Brasil, que registrou o segundo melhor nível depois da Colômbia, apenas 64% do tempo é dedicado efetivamente ao ensino. Segundo a autora do relatório, Barbara Bruns, “quase todos os países da região parecem estar presos a um equilíbrio de baixo nível de padrões inferiores de entrada no ensino, salários relativamente baixos e indiferenciados, ensino deficiente na sala de aula e parcos resultados educacionais”, o que implica que “a mudança para um equilíbrio de alto nível será difícil, mas constitui um esforço que a região não pode se permitir adiar”.
CUC- Coletivo UPES de Comunicação
Fonte: Revista Educação
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